Keblinger

Keblinger

@ritaschultz lança livro “O Corpo Cindido” no bairro do Ironbound, em Newark-NJ

| domingo, 1 de maio de 2011
A mineira Rita Schultz é membro da Academia Poços-Caldense de Letras, cadeira nº 10, cuja patronesse é Cecília Meireles, e do Portal dos Escritores 
A escritora também lançará sua obra, ainda sem data determinada na sede da Brazilian Endownment for the Arts (BEA), na 240 East 52nd St., Manhattan (NY)

Neste sábado, 30 de abril, às 6:00 pm, a artista plástica, escritora e professora de Literatura Rita Schultz, natural de Poços de Caldas (MG), lançará o livro “Corpo Cindido”, publicada pela Editora Sulminas, uma viagem ao universo da consciência masculina e feminina. Abordando fatos históricos entrelaçados ao longo da narrativa romântica, a obra foi apresentada ao público na Flipoços, em abril de 2010, assim como a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto de 2010. O lançamento terá lugar nas instalações do Mantena Global Care, na 109 Monroe St., 2º andar, no bairro do Ironbound, em Newark (NJ). Ainda sem data definida, a obra será lançada na comunidade brasileira da “Big Apple”, na sede da Brazilian Endownment for the Arts (BEA), na 240 East 52nd St., Manhattan (NY).

A expressão “Cindido”; tendo como sinônimos as palavras “partido”, “dividido” ou “separado”, representa as diferenças da forma de sentir e ver o mundo entre homens e mulheres, mesmo que eles compartilhem a vida, como casais.

“As nuvens refletiam-se intocáveis sobre as águas. A sombra dos bambuzais refrescava o calor do dia parado. Nua, ela mergulhou e as nuvens desapareceram da superfície. Prendeu a respiração por alguns minutos e depois emergiu buscando desesperadamente o ar. Na vida, há muitas coisas boas. Não, não tenho problemas com o meu corpo nu. Você tem?” Pergunta Schultz na obra, ambientada nos anos 1960/1980.

Figura ativa no cenário cultural de Poços de Caldas, Rita é membro da Academia Poços-Caldense de Letras, cadeira nº 10, cuja patronesse é Cecília Meireles, e do Portal dos Escritores.

Na obra “Corpo Cindido” a escritora aborda os hábitos, a cultura e os costumes das pessoas que viviam nas fazendas da região, resgatando as mudanças ocorridas e as dificuldades de adaptação destes personagens que vinham da área rural para a cidade.

“O ambiente é aquele dos casarões e da região produtora de café, e também dos recantos turísticos de Poços de Caldas, Minas Gerais”, explicou Rita.

A autora aborda ainda, como pano de fundo, o lirismo de um amor proibido, valendo-se da descrição do romance sensual entre quatro personagens, e da lenda da pequenina “edelvais”, a flor branca que nasce nas fendas dos Alpes suíços. O título faz referência ao corpo dividido, partido, sem a presença vital do outro que necessita para sobreviver: o feminino em contraste com o masculino.

A partir da transgressão abordada, a autora recria situações do cotidiano da mulher e do homem que, juntos, vão descobrindo a ternura e a beleza do amor. Mas um amor que transgride as leis humanas e do Direito Civil. Seria este amor sagrado ou profano? Proibido ou abençoado? Sobreviverá este amor, aos desígnios do tempo, do preconceito, da dor?

O livro “Corpo Cindido” pode ser adquirido através do portal online da Livraria Cultura São Paulo: www.livrariacultura.com.br ou do website: ritaschultz.com.br ou twitter.com/ritaschultz

9 comentários:

{ Du } at: 1 de maio de 2011 20:14 disse...

Orgulho imenso, poet'amiga!!! Parabéns, sucesso e volta logo!!!

{ Luis Eustáquio Soares } at: 1 de maio de 2011 20:36 disse...

corpo cindido, um título incisivo, para o livro, espero, implosivo, porque cinde na coletividade do com, na qual somos tanto mais cindidos quanto mais outro de outro somos, inteiros, plenos, plenamente.
resenha instigante...
b
l

{ Suzana Martins } at: 1 de maio de 2011 23:40 disse...

A Ritinha é um orgulho!!
Ô vontade de abraçá-la novamente!!!

Beijos

{ Vanilla } at: 2 de maio de 2011 12:18 disse...

Que maravilha...sinto-me honrada em partilhar da poesia única de Rita!
Beijos e Sucesso sempre querida!!!

{ rita schultz } at: 5 de maio de 2011 12:53 disse...

Amigos queridos, obrigada pelo carinho!
Abracos!

{ rita schultz } at: 5 de maio de 2011 12:56 disse...

Du,
New York está vintage e eu lembrei-me de vc!!
Adorei!!
Obrigada mesmo, querida!
Beijos!

{ rita schultz } at: 5 de maio de 2011 12:57 disse...

Luis Eustáquio,
estamos sempre a procurar o outro que nos falta! Cindidos!
Abracos!

{ rita schultz } at: 5 de maio de 2011 12:58 disse...

Suzana,
saudades suas, amiga!

{ rita schultz } at: 5 de maio de 2011 12:58 disse...

Vanilla,
orgulho maior ainda ter vc como amiga, mesmo que virtual!
Obrigada, querida!

 
Customizado por Dulce Miller

Copyright © 2010 Nostra Dolce Vita